terça-feira, março 15, 2016

Pedido de intervenção à Protecção Civil - Derrocada em Vitoreira, Cabril - Castro Daire

Boa tarde!

Venho por este meio informar e pedir a vossa intervenção para procederem à remoção dos escombros num caso de derrocada de uma casa devoluta na via publica. 

No dia 4 de Março do presente ano, deu-se a derrocada duma casa devoluta, tendo esta caído sobre a via publica, obstruindo e impossibilitando a circulação na rua até hoje dia 15-3-16 . Esta rua dá acesso a várias moradias habitadas, e circundadas por floresta densa, e numa zona com um forte histórico de incêndios florestais. Assim, com a rua obstruída, torna-se impossível o acesso das populações as suas casas, e mais grave, torna impossível qualquer acção de socorro ás pessoas ali residentes em caso de emergência,  assim como impede o acesso de qualquer meio terrestre de combate a incêndios à floresta circundante à aldeia, pois esta rua é o único acesso.  

Esta rua continua ainda obstruída, conforme fotografias em anexo, e acontece na aldeia de Vitoreira, Travessa do Cimo do Aido, freguesia de Cabril, concelho de Castro Daire.

15 de Março de 2016
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Figueiredo

P.S. Será dado conhecimento deste pedido a outras autoridades, à comunicação social, e nas redes sociais.




segunda-feira, março 07, 2016

Governo PS devolverá tribunal a Castro Daire

Muito se tem falado sobre a eventual reabertura do Tribunal de Castro Daire. Recentemente, os deputados do grupo parlamentar do PCP na Assembleia da República questionaram o Governo sobre a eventual reabertura deste equipamento. Os deputados comunistas querem a abertura, justificando a distância entre freguesias no concelho como um forte argumento para que o Tribunal volte a funcionar. Recorde-se que o Tribunal foi encerrado pelo anterior Governo PSD/CDS, que, ao reformular o mapa judiciário no país, fechou outros, transformando-o em balcão de proximidade. Os principais processos foram transportados para Viseu e nesta comarca passaram a ser realizados quase todos os julgamentos das populações de Castro Daire. Entretanto, o Governo em funções, já tinha anunciado vontade de reabrir Tribunais, sendo Castro Daire dos que fazem parte da lista. Para o presidente da Câmara Municipal, a reabertura do Tribunal “é fator determinante e de elementar justiça” uma vez “que nunca devia ter encerrado”. Fernando Carneiro que já tinha para aquele edifício prevista a instalação da loja do cidadão, considera que a reabertura do tribunal “não vai influenciar ou fazer deslocalizar a abertura da Loja do Cidadão” que está prevista para o primeiro piso, estando o Tribunal instalado no piso superior. “Antes pelo contrário”, garante o autarca, “os dois serviços complementam-se”, conclui. A reabertura o tribunal de Castro Daire, constitui também motivo de satisfação para a Ordem dos Advogados em Castro Daire. João Sevivas, que também esteve contra o encerramento, considera a reabertura uma reposição de um serviço a Castro Daire. Todos querem a reabertura e todos consideram que se trata de um serviço público de elementar justiça às populações que nunca devia ter sido encerrado.