quarta-feira, fevereiro 08, 2006

ALDEIDAS de PORTUGAL - Regoufe

Regoufe


Esta é uma bela aldeia situada na serra da Arada (serra da Gralheira). Pertencente á freguesia de Covelo de Paivó, concelho de Arouca. É um das poucas que ainda resiste á desertificação a que se assiste no interior. A população vive essencialmente da agricultura e da pecuária de subsistência e de outros rendimentos esporádicos provenientes da cortiça e floresta. Encontrando quem visita esta aldeia, todos os terrenos cultivados e um grande “rebanho” de cabras administrado colectivamente pelas gentes desta terra.

Quem vive, visita, trabalha ou alguma vez teve contacto com as gentes desta aldeia, nunca esquece a simpatia, simplicidade, e muito mais adjectivos seriam necessários para qualificar estas pessoas. No entanto, podem-se descrever de forma simples: são as melhores pessoas de uma terra que alguma vez encontrei.

Casa do Sr. Portela. Esposa do Portalela á conversa com as vizinhas.


Do subsolo deste lugar e das montanhas que o envolvem foram extraídas e exportadas toneladas de volfrâmio. Sobretudo para as forças aliadas e que serviram para o fabrico de material bélico, utilizado, em grande parte, durante a II Guerra Mundial, período durante o qual as minas foram concessionadas a empresários Ingleses que faziam a sua exploração.
Trabalharam aqui cerca de 1000 pessoas, oriundas de Valongo, Viseu, etc.








Minas de Regoufe












localização:



localização de regoufe

Festas e Romarias:

Sto Amaro - 15 de Janeiro
Sta Luzia - Agosto

Colectividades:

Grupo de caça e pesca de Regoufe




texto: Pedro Figueiredo
imagens: importadas da net