terça-feira, novembro 16, 2010

Autarca caça ladrões no edifício da câmara

Fernando Carneiro estava na cama quando o avisaram de que estaria a decorrer um assalto. Barrou suspeitos e chamou a GNR.


Nos últimos dias têm-se sucedido os assaltos a câmaras municipais, mas em Castro Daire o "roubo" correu mal aos ladrões. O presidente da câmara surpreendeu em flagrante dois jovens quando alegadamente tentavam assaltar a sede da autarquia. Os jovens foram identificados enquanto a GNR prossegue as investigações.


"Saí da cama conforme estava e, sem qualquer receio, fui logo à câmara", contou Fernando Carneiro que, cerca das 23.00 de domingo, foi alertado pela empresa de vigilância da autarquia para a "presença de intrusos no edifício".

A presença dos jovens "accionou o alarme, anti-intrusão, do edifício" e quando chegou à autarquia "apercebeu-se da presença de um carro, no exterior e de gente no interior". De imediato, o autarca "barrou o caminho ao carro" e alertou a GNR. Os jovens conseguiram entretanto sair mas foram detidos e identificados pela GNR.

As imagens do circuito de videovigilância dos Paços do Concelho "mostram que um deles andou pelo interior mas não levaram nada". Fernando Carnei- ro revelou que da autarquia "nada foi furtado, mas não se conseguiu identificar o ponto de entrada no edifício". A GNR, que já está na posse das imagens, apenas "identificou os jovens, por falta de flagrante delito", enquanto investiga o caso, adiantou fonte da corporação.

Este caso foi o último de uma vaga de assaltos que têm atingido várias edifícios de autarquias.

Em Outubro, desconhecidos introduziram-se na Câmara do Crato, depois de forçarem uma fechadura, tendo levado dinheiro e remexido alguns arquivos. Posteriormente, foi a vez da autarquia da Mealhada ser alvo da actividade dos ladrões, que levaram cerca de 200 euros que se encontravam em gavetas.

Ao DN um oficial do comando da GNR confirmou a "preferência por assaltar autarquias que, por norma, estão instaladas em edifícios antigos e com pouca segurança". Mas, adiantou, "em muitos casos as câmaras passaram a dispor de videovigilância e alarme contra intrusão".

in:http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/Interior.aspx?content_id=1711700&seccao=Sul

Sem comentários: