domingo, novembro 23, 2014

Plenário do PS Castro Daire ou café da manhã?

Eis que no seguimento da nova liderança no PS em Viseu, o Engº António Borges tem participado em vários plenários de militantes pelo distrito. Parece que chegou a hora de o fazer em Castro Daire. Por principio estou inteiramente de acordo que os lideres queiram ouvir os liderados, no entanto não concordo com um plenário durante a semana, e a horas pouco propicias a qualquer reunião (Ver imagem).
Quando ouvi António Borges no ultimo congresso federativo referir-se ás concelhias "em que os órgãos existentes não acrescentam nenhum voto" fiquei com a esperança que houvesse da parte de um novo líder, que bem conhece as estruturas locais e os concelhos da zona, uma nova vontade de criar estruturas capazes de enraizar o PS em concelhos socialmente distantes do PS e da esquerda, como é o caso de Castro Daire.



Como é do conhecimento publico o PS Castro Daire é actualmente liderado por uma comissão administrativa não eleita, o que indica claramente a desmobilização dos militantes e a falta de vontade dos lideres concelhios em ter um partido vivo no concelho. É também claro por quem está minimamente atento  aos resultados eleitorais que o PS perde todas eleições no concelho de cariz nacional, e que apenas ganhou duas eleições autárquicas, devido à liderança do Fernando Carneiro. O que mostra claramente a falta de base social de apoio ao partido, e a falta de mobilização dos lideres nas eleições em que nada têm a ganhar pessoalmente.

Era importante para o PS Castro Daire este plenário ser participado e mobilizador para se debaterem estes temas, e outros que por não existir uma verdadeira concelhia, e respectivas reuniões, acaba por não acontecer.
Era importante esclarecer neste plenário entre outros assuntos os seguintes:

- A não convocatória para as reuniões dos eleitos pela lista B nas ultimas eleições concelhias;
- A situação da secção de Mões;
- A perda de militantes em Mões, e como se permitiu a vingança pessoal perante o presidente de junta PS, e à altura militante do PS,o Jorge Soares;
- A discrepância de resultados eleitorais do PS entre as eleições autárquicas e as de índole nacional;
- Os sucessivos erros de procedimento nas eleições internas em Castro Daire;
- A prevalência dos interesses pessoais em detrimento dos do concelho e do PS.
- etc...

Se o PS Viseu não perceber que o PS Castro Daire foi purgado de muitos socialistas e contaminado por gente que apenas usa o PS como o "cavalo" que os leva ao poder, e não definir uma estratégia de longo prazo que inclua o enraizamento do partido distinguindo-o dos outros pelos seus valores e características corre o sério risco de depois de Fernando Carneiro não voltar a ganhar em Castro Daire durante décadas.



Mais em: http://www.psviseu.net/index.php/component/jevents/icalrepeat.detail/2014/12/09/19/-/castro-daire-plenario-de-militantes?Itemid=1&filter_reset=1

Sem comentários: