quarta-feira, maio 14, 2008

O que fez o PS, em Castro Daire, para melhorar o resultado nas próximas autárquicas.

Nas últimas autárquicas o Partido Socialista obteve um bom resultado, mas não foi o suficiente para derrotar o PSD e o poder instalado, e para tal contribuíram vários factores.
Para o bom resultado, contribuiu, primeiro a popularidade do cabeça de lista e os seus muitos favores devidos a muita gente do concelho, segundo a melhoria de envolvimento das listas candidatas nas juntas de freguesia, dos militantes nas freguesias e uma melhor distribuição dos membros das listas pelo concelho, e terceiro o género da candidata do PSD, ou seja, ser mulher, que neste concelho do interior contribuiu em muito para a perda de votos desse partido.
Por outro lado, outros factores ouve que impediram que o PS ganha-se a Câmara de Castro Daire que foram, primeiro, as divisões internas no PS, ou seja a perda dos votos e da influencia de algumas figuras do PS no passado, que seriam certamente suficientes para superar os cerca de 700 votos de diferença para o PSD. Pergunto, onde estiveram figuras do PS como Eng. Saul Ferreira, Prof. Madalena Feijão, Eng. António Bica, Eng. Fernando Felício, Dr. António Jorge, Professor Rui, Agostinho Matias, Catarina Matias, Sebastião (ex presidente de junta de Parada), Prof. Jorge Fernandes Pereira, Prof. Beato Serra entre outros. Segundo, a forte implementação do PSD no concelho qualquer que seja o seu candidato, terceiro, a fraca capacidade do PS em se fazer ouvir, em fazer passar a mensagem e quarto, a demasiada centralidade na figura do candidato do PS e a sua exagerada confiança.

Ora passaram dois anos e meio das ultimas eleições, e que fez o PS para evitar os factores negativos e maximizar os positivos?
A meu ver muito pouco, e como já tive oportunidade de o dizer na comissão politica concelhia, se o PS não fizer nada para unir todos os socialistas, terá de novo o mesmo desfecho, ou seja a derrota, e ainda mais expressiva que em 2005. Lancei ideias, sugeri novas formas de trabalhar, no entanto não se obteve qualquer posição nem conclusão, e ainda se mudaram unilateralmente hora e dia das reuniões da comissão concelhia, decisão tomada por larga maioria dos membros, por forma a calar vozes de quem pensa por cabeça própria, e assim esta liderança do PS em Castro Daire não progride, não avança e “são como os eucaliptos que secam tudo ao seu redor”.
Assim, este PS Castro Daire nunca será uma alternativa credível aos olhos dos Castrenses.

Pedro Figueiredo
Militante Socialista
pfigueiredo.blogspot.com

3 comentários:

Unknown disse...

boas

Congratulo-me por ver conterrâneos meus interessados pela política castrense e pelo desenvolvimento da nossa região.

Em relação a este tópico, façamos o seguinte raciocínio:
porque será que os tais socialistas mais antigos (os líderes actuais do PS além de já terem passado por vários outros partidos, estão no PS há muito pouco tempo) que disses-te que pouco contribuiram nas últimas eleições para os resultados alcançados se "demitiram" da tarefa de apoiar a actual Comissão Política? Pois bem, diz-se que (e eu também concordo) os actuais líderes "caíram de pára-quedas" no PS, romperam com as ideias dos tais antigos socialistas de um modo pouco consensual e imposeram uma "ditadura democrática" dentro do PS. Diz-se ainda que as opiniões desses mais antigos pouco peso têm na actual Comissão Política, tentando esta silenciar as vozes mais críticas.
Sendo assim, e como "quem não se sente não é filho de boa gente", porventura qualquer um de nós também não apoiaria os actuais líderes.

cmps

Pedro Figueiredo disse...

Boas

Tenho conhecimento do que disse e concordo plenamente.
Eu apoiei e trabalhei arduamente com o PS e esta liderança nas ultimas eleições apesar de não concordar com tudo, mesmo discordando de algumas atitudes, mas achei que seria a melhor forma de combater o PSD local, no entanto actualmente faço parte da comissão politica, por enquanto, e não tenho certezas se nas próximas eleições apoiarei o mesmo candidato uma vez que percebi que mesmo que este chegasse a ganhar a câmara, o que duvido muito, teríamos alguém "mais papista que o papa" isto é alguém que não seria melhor que aquilo que agora temos.
Quanto a socialistas mais antigos eu apesar de jovem identifico-me como tal, sem qualquer complexo, sou socialista desde criança, tenho, apesar de jovem, um nº de militante muito próximo ou mesmo mais antigo que a grande maioria dos lideres e da comissão politica, fui sempre socialista e sempre serei mas não tolero que me desrespeitem apenas por ter opiniões próprias e ser jovem. Apesar disto penso que estes antigos socialistas deviam intervir e ser alternativa visível a esta liderança.

Gostava de ter no meu concelho um Partido Socialista pluralista, unido, organizado e dedicado aos castrenses.
Luto por isso no presente e lutarei no futuro.

Obrigado pela visita ao meu blog e volte sempre

Cumprimentos

Anónimo disse...

E destes homes"politicos"que castro daire e pricipalmemte cabril precisa....
forca continua assim
forca cabril forca portugal
viva o PS