07.09.2010
Lusa
«« A ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Pássaro, anunciou hoje a criação de um programa Polis para requalificação dos rios do país, revelando que o mesmo poderá avançar em 2011.
“Será para avançar para no próximo ano”, afirmou a ministra aos jornalistas, à margem de uma cerimónia no Porto.
Dulce Pássaro explicou o grupo de trabalho que está a desenvolver o programa deverá apresentá-lo “até final de Outubro”, passando-se depois à fase de abertura de candidaturas.
“Há um grupo trabalho nomeado que já se reuniu comigo numa fase de desenvolvimento do trabalho intercalar. Até final de Outubro apresentar-me-ão o programa desenvolvido para arrancarmos”, observou.
Este “Polis Rios” seguirá muitas das linhas do “Programa Polis” que tem permitido intervir em vários centros urbanos, e visa ter “uma intervenção integrada” nos rios portugueses, com “a requalificação dos recursos hídricos e acções complementares nas margens”, notou a ministra.
De acordo com Dulce Pássaro, este novo programa terá duas linhas de intervenção, uma respeitante aos “rios urbanos sujeitos a muita pressão e ocupação urbana” e outra destinada aos “rios em natureza, onde com intervenções pontuais poderemos considerar que o rio está recuperado”.
Este trabalho será “estreitamente articulado com as Administrações das Regiões Hidrográficas e, para além do recurso a fundos comunitários, “terá de haver dinheiros das autarquias que se queiram associar e contará alguma participação de privados”, adiantou a ministra. »»
in:http://www.ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1454715
É a oportunidade de as entidades regionais do Vale do Paiva se co-relacionarem por forma aproveitar esta oportunidade para bem da defesa do RIO PAIVA!
Sem comentários:
Enviar um comentário