««Em declarações à Lafões, o edil castrense, contraria a proposta de extinção do tribunal local, afirmando que um dos critérios de ponderação, usados na elaboração da proposta, e que diz respeito ao volume processual, não colhe no concelho. Recorde-se que na proposta é colocado um “tecto” mínimo de 250 processos entrados por ano, após a entrada em vigor da reorganização. Fernando Carneiro socorre-se dos números dos últimos anos para sublinhar, que essa meta foi amplamente ultrapassada.
O autarca, lembra também, que outra das questões de ponderação é o facto de o novo Tribunal que irá receber os processos, ficar a menos de uma hora de distância. Fernando Carneiro, afirmou à Lafões, que para além das vias de comunicação entre Castro Daire e São Pedro do Sul (Comarca que viria a receber os processos de castro Daire), não serem as melhores e de não existirem transportes públicos, que satisfaçam as necessidades dos seus munícipes, existem localidades, como Gosende, Cabril, Touro ou mesmos as localidades de Pendilhe e Vila Cova, que distam “muito mais de uma hora” de São Pedro do Sul.
Fernando Carneiro, afirma que, apenas o critério da diminuição populacional se verifica, mas mesmo aqui, o autarca castrense salienta, que Castro Daire, diminui 9,46% nos últimos censos, São Pedro do Sul, diminui 11,26%.
Perante isto o autarca assegura, “ temos argumentos suficientes, para que a proposta volte a trás “.««
in:http://www.lafoes.eu/lafoes/site/?p=2064
Sem comentários:
Enviar um comentário