quinta-feira, junho 16, 2016

Pelo FIM das descargas poluentes no Vale do Rio Paiva!

FIM das descargas poluentes no Vale do Rio Paiva

Para: Governo de Portugal / Ministro do Ambiente

O Rio Paiva é considerado um dos rios mais bem conservados e menos poluídos da Europa.

Nas últimas décadas o mau funcionamento de algumas Estações de Tratamento de Águas Residuais, as descargas poluentes pontuais no rio e seus afluentes e o avanço das monoculturas de eucaliptos e consequentes incêndios, têm ameaçado seriamente este curso de água único e habitat de várias espécies protegidas por Convenções Internacionais.

O Rio Paiva, classificado como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000, é um curso de água com cerca de 110 km que atravessa os Distritos de Viseu e Aveiro, muito acarinhado pelas populações locais e de grande valor ecológico e cultural. É ainda uma importante fonte de abastecimento de água e espaço com excelentes condições para a prática de desportos de aventura e de turismo de natureza. No Verão é muito procurado pelas populações locais para a prática balnear.

Por todos estes motivos, as descargas poluentes no Rio Paiva constituem crimes inaceitáveis, que colocam em risco a biodiversidade, a saúde pública e um valioso património natural do nosso país.

A investigação da origem das descargas poluentes tem envolvido as populações locais, organizações não-governamentais, autarquias e autoridades, mas a falta de meios (técnicos e humanos) e a organização administrativa do território, dificultam e algumas vezes impossibilitam, a detecção atempada da origem da poluição.

Por isso os cidadãos abaixo assinados solicitam ao Governo a adopção urgente de medidas de fiscalização e punição de todo o tipo de descargas poluentes no vale do Paiva, bem como de medidas adequadas de ordenamento do território, que garantam a afectiva protecção deste património.

Sem comentários: