quinta-feira, abril 22, 2010

Câmara dá 500 euros por cada nascimento ou adopção

A Câmara de Castro Daire já tem em andamento o programa 'Enxoval do Bebé', uma iniciativa que visa combater a reduzida taxa de natalidade que o município enfrenta. Um dado perfeitamente identificado no pré-diagnóstico realizado pelo Conselho Local de Acção Social.
O documento, consultado pelo Diário de Viseu, dá conta que "do ponto de vista demográfico, o concelho de Castro Daire tem registado perdas populacionais significativas desde meados do século XX até à actualidade". Os censos de 1991 e 2001 mostram uma diminuição da população, em apenas uma década, de 1.166 habitantes.

De acordo com o presidente da Câmara, Fernando Carneiro, o programa 'Enxoval do Bebé' representa "um esforço do executivo camarário no sentido de prestar mais apoio efectivo às famílias do concelho, na esperança de que estas se fixem em Castro Daire e cá encontrem maior qualidade de vida".

Adianta, por outro lado, "empenho na implementação de medidas de apoio social, económico e cultural que tornem mais atractivo viver, residir ou trabalhar no concelho, combatendo de forma efectiva a crescente desertificação, nomeadamente nas freguesias mais rurais".

Outro dado que, refira-se, os censos comprovam - no período 1991-2001, as duas únicas freguesias (num universo de 20) a registar um aumento populacional foram as de Castro Daire e Mões, precisamente as de maior caracterização urbana.

Este programa do executivo municipal - um dos anunciados para o actual mandato e que já foi aprovado em sessão do executivo e na assembleia municipal -, abrange ainda as famílias residentes no município que adoptem crianças.


in:http://www.diarioviseu.pt/11246.htm

Sem comentários: