domingo, abril 18, 2010

Há quem diga por ai! 57 - Casa do povo de Cabril

Nas comemorações dos 25 anos da Casa do Povo de Cabril, foram convidados e estiveram presentes, um representante do Governo Civil de Viseu, o Presidente da Câmara, os vereadores, o Presidente da junta, os sócios….


E as pessoas de Cabril?

E assembleia de freguesia, órgão máximo da freguesia, aquele que representa mais de perto o povo de Cabril?

Aquele órgão, aqueles deputados, que aprovam os subsídios para estas associações?

O órgão que delibera sobre a utilização das instalações da junta por parte desta associação?

Porque é que este órgão quando era maioritariamente PSD e presidido por um eleito do PSD era convidado para todos os eventos destas associações e desde que passou a ser maioritariamente PS e presidido por um eleito do PS deixou de ser convidado?

Este tipo de posicionamento por parte desta associação perante a instituição assembleia de freguesia é desrespeitoso, não tanto para com os eleitos mas sim com o povo que ela representa.

È uma atitude sectária e discriminatória desta associação.

13 comentários:

Anónimo disse...

Ui! Com uma pergunta como a que tu fizeste, "saltaram" encima de mim no forum! Um idiota qualquer (que nao sei sequer quem será!), até supôs se seria por uma questäo pessoal eu estar a levantar tal polémica!
Qual povo de Cabril? Só foram aqueles que säo sócios...!
O representante do Governo Civil de Viseu, o Presidente da Câmara, os vereadores, o Presidente da junta, esses pagaram certamente o almoco para ajudar a arranjar fundos para a associacäo!
Casa do Povo de Cabril...Isso já nao existe desde 1992! Hahaha...

Pedro Figueiredo disse...

Sim tens razão. Aquilo a que chamam casa do povo não é mais que uma associação, e fortemente politizada. È usada politicamente a cada eleição.
È o PSD Cabril.
Depois dizem, e tal são contra o rancho e a casa do povo, mas depois são eles que excluem quem não lhes agrada. Desrespeitaram a instituição assembleia de freguesia, e por consequência o povo de Cabril.
E isto com o compactuar das restantes entidades.

Amaroxado disse...

Eu continuo sem perceber qual é o stres deste pessoal, em vez de estaram sempre a destilar o veneno, podiam tornar-se socios, ajudar organizar alguns dos eventos, certamente seriam mais uteis para cabril, que vir para blogues que os AGRICULTORES DE CABRIL não tem aceso falar mal dos que por amor a camisola ainda conseguem mostrar ao mundo que CABRIL existe, e não virou um deserto, como alguns dos que tanto reclamam gostariam que acontece-se.

Miguel Teles

Amaroxado disse...

Eu continuo sem perceber qual é o stress deste pessoal, em vez de estarem sempre a destilar o veneno, podiam tornar-se sócios, ajudar organizar alguns dos eventos, certamente seriam mais úteis para cabril, que vir para blogues que os AGRICULTORES DE CABRIL não tem acesso falar mal dos que por amor a camisola ainda conseguem mostrar ao mundo que CABRIL existe, e não virou um deserto, como alguns dos que tanto reclamam gostariam que acontece-se.

Miguel Teles

Pedro Figueiredo disse...

O Deserto está na cabeça d'algumas pessoas.

Eu nunca seria socio de uma associaçao que exclui pessoas apenas pela sua cor partidaria.

Cabril não é só a elite. È o conjunto de todos os cabrilenses.

Anónimo disse...

Sim, é verdade que se houvesse mais sócios, haveria mais fundos numa associacäo. Mas se näo os há, é porque alguma coisa näo bate certo.
Eu näo critico de o almoco ter sido feito mas sim de o fazerem sem tirar lucro disso. Seria uma boa forma de arranjar fundos para a associacäo se toda a aldeia fosse convidada para o almoco, pagando cada qual uma certa quantia. Como aí na zona gostam muito do rancho, uma pequena actuacäo deste depois do almoco,só era bom para a imagem da associacäo e para chamar a atencäo das pessoas.
E se o almoco desse resultado, poderia ser repetitivo...ou um lanche á beira do rio...
Numa aldeia que eu frequento assiduamente, a associacäo com o mesmo nome que esta, faz anualmente um magusto (devido á existência de muita castanha na zona) ao ar livre, onde toda a aldeia colabora para juntar fundos para a equipa de futebol. A unica pessoa que nao é sócio lá, sou eu (porque teimo em näo pertencer á aldeia)!
E näo se trata de destilar veneno mas sim de opiniöes diferentes, que uns têm coragem de dizer e que outros calam, encolhendo os ombros, indiferentes.

nunofigueiredo disse...

Mais uma vez pequena politica!!!

O futuro de Cabril é aquele que os cabrilenses quiserem.

E se quiserem pequena politica o futuro de Cabril não é nada risonho.

A casa do povo de Cabril deve ser o centro de interesses de todo o povo de Cabril e não ser motivo para quem não é socio achar sempre mal das suas iniciativa e que é socio achar que as suas iniciativas não possam ser alvo de criticas.

Percebo muito bem o conceito de ELITE a que o Pedro se refere.
Não é de agora que ele existe.

Parabens á Casa do povo de Cabril e que continue a fazer passar o nome de Cabril para alem do montemuro e do paiva.

Abraço a todos.

Amaroxado disse...

A resposta do Pedro Figueiredo parece a resposta de quem esta desesperado e como não tem nada de jeito para dizer crítica sem sentido e sem qualquer tipo de lógica, não merece um comentário mais elaborado sequer.

Quanto ao poste da Senhora Lágrima D'ouro, foi o seu primeiro comentário que trouxe algo de positivo, quando se quer ajudar, e realmente nos importamos com a nossa Terra ou com os outros não é difícil termos ideias e fazermos comentários construtivos.

Já agora senhor Pedro Figueiredo, no Sábado 8 de Maio vou estar em Cabril, pode vir ter comigo ao Mártir a partir das 09:00 que eu levo uma folha de inscrição de sócio da Casa de Povo de Cabril para o Tornar Sócio da mesma e podes trazer o Cartão de Militante do PS que eu e os restantes não temos nenhum problema em o escrever na folha de dados de Sócio, e podes aproveitar e ficas a dar uma mão voluntaria na organização do pequeno-almoço e almoço do Raid TT.

A Senhora Lágrima D’ouro só não a convido a ajudar porque pelo que parece esta longe para o poder fazer, mas seria um prazer tela na equipa, toda a gente que vem para ajudar é bem-vinda, quando estiver em Cabril e souber que vai haver um evento organizado Pela Casa do Povo ou pela Associação Jovem, pode aparecer para ajudar ou para inovar, nos nunca recusamos a ajuda de quem vem por bem.

Amaroxado disse...

Não consigo perceber como um rapaz que defende tanto a igualdade e a não descriminação politica, consegue ter uma atitude de DITADOR, utilizando a SENSURA no seu próprio BLOGGER

Pedro Figueiredo disse...

Boa noite.

Nuno:
è sempre bom ter aqui os teus sensatos comentários, volta mais vezes, sábado lá estaremos no centro do universo a fazer aquilo que mais gostamos lol.

Miguel:
O assunto a que me refiro neste poste ainda ninguém respondeu, poderias se o entenderes responderes ás questões que levanto neste post, certamente que nos saberás esclarecer. Conversa da treta e politicamente correcta é fácil.
Se achas que estou desesperado estas muito enganado, pois se há coisa que me orgulho é não depender de qualquer tipo de compadrio, portanto opino aquilo que entender e bem me apetecer, mesmo que pessoas como tu não gostem, assim como tu que criticas e dás aqui a tua opinião mesmo que diferente da minha.
Censura aqui só se for da vossa parte em relação aqueles que não são da vossa opinião, cor politica, classe social, resumindo da vossa elite.
Quanto á tua proposta para ser sócio dessa associação, agradeço essa falsa simpatia, pois tem tanto de hipócrita da tua parte quanto de rejeição da minha. Repito, jamais seria sócio duma associação como a casa do povo, pois é na minha opinião, e na prática o PSD Cabril, pois toma posicionamento político nas várias eleições, é sectária, e discriminatória. E apesar disso nada fez de importante por Cabril e pela generalidade das pessoas de Cabril. Obtem todos os anos subsídios da junta, da câmara etc e nunca foi capaz por exemplo de fazer qualquer tipo desconto nas actuações do rancho nas festas de Cabril.
Qual o mérito da casa do povo durante os 25 anos?
O rancho, a única coisa em que são bons, e esse sim merece o meu reconhecimento, já existia muito antes de existir a casa do povo, o raid TT em nada beneficia Cabril a não ser os donos dos cafés/restaurantes, pois para a restante população só lhes trás transtorno.
Quando por todo o concelho, a grande maioria das associações foram capazes de terem sede própria, por exemplo a associação do Crasto em Cabril, as associações de Mós, de Eiriz, Meã, Ester, Relva, Alva, Monteiras, etc etc, a casa do povo continua a usufruir das instalações da junta de freguesia.

Voltem sempre.

Anónimo disse...

boa noite
muita comversa mx ainda nao vi ninguem a explicar a razao pela qual a Assembleia de Freguesia nao foi convidada aquela que da todos os anos uma boa comtribuicao,pois deve ter sido pelo o motivo de nao atrapalhar a campanha pras prossimas eleicoes... Assim talvez o PS nas prossimas eleicoes tenha de fazer campanha pra ganhar.
Pk isto assim de so uma lista nao tem graca... nao da pra algums ganhar dinheiro a preca!!!!!

Pedro Figueiredo disse...

Tens razão Luis.

Anónimo disse...

Amoroxado:

Nao vejo nada de positivo no meu comentário. Apenas descrevi uma ideia, que deveria sair do presidente da associacao e dos sócios e nao de mim.
Agradeco o convite mas nao percebi a que equipa se referiu. E quanto a ouvir falar de eventos quando aí estou, posso dizer que nunca me apercebi de que existiam.
Na minha opiniao, uma associacao, seja ela do que fôr, é para bem da comunidade em conjunto. Neste caso, para toda a populacao de Cabril, independente do partido, posicao social, etc.