""O assunto chega a poucos dias da Assembleia Municipal extraordinária que vai decidir pela reorganização das freguesias do município arouquense.
Uma deliberação recente da Assembleia de Freguesia de Cabril, do concelho vizinho de Castro Daire, a que o RODA VIVA teve acesso, coloca como hipótese viável, por unanimidade, a agregação com Alvarenga «a haver necessidade de agrupamento», em função da Lei 22/2012 que estabelece os critérios para a reforma da administração local e reorganização do território. Aquela freguesia já do distrito de Viseu tem menos de 500 habitantes recenseados, 2250 hectares de área, e partilha com Alvarenga a serra de Montemuro.
Para o efeito, os autarcas de Cabril elencam algumas razões para a junção com o território arouquense: «fácil convivência com a freguesia de Alvarenga, ao contrário com a de Parada de Ester, do mesmo concelho»; «a construção em Alvarenga de pólo escolar, a 9 km da localidade, em vez dos 30 para a sede de concelho»; «existência de unidade de saúde, de tribunal e de outros serviços públicos em Arouca, que dista a mesma distância de Castro Daire».
A poucos dias da Assembleia Municipal extraordinária que vai decidir pela reorganização das freguesias do concelho de Arouca (dia 10), este assunto será, concerteza, um dos temas também em cima da mesa trazido pelo edil de Alvarenga para onde a missiva de Cabril foi enviada. ""
2012-09-06
in:http://www.rodaviva.pt/?action=noticias&id=1667&seccaoid=1
Sem comentários:
Enviar um comentário