quarta-feira, julho 31, 2013

Teatro do Montemuro brilhou em Aveiro

Hoje saio à rua para comer um hambúrguer, e um pouco por acaso deparo-me com os preparativos para actuação do Teatro do Montemuro.
 Decidido em assistir, acabo por aguardar.
Acabado o brilhante espectáculo com uma prolongada ovação por toda a plateia, regresso  a casa com o estômago satisfeito com um belo "Ramona" e a alma cheia de orgulho nas gentes  da minha terra!


Há quem diga por ai! 426

"Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje"

sábado, julho 27, 2013

PS Castro Daire apresenta candidatos

Hoje será a apresentação dos candidatos do PS ás eleições autárquicas em Castro Daire.

Acredito que os autarcas do PS ás juntas de freguesia do concelho serão gente capaz de renovar o PS Castro Daire, de apresentarem soluções para os problemas do concelho e ideias para desenvolver as suas freguesias de forma sustentável.

Acredito também que os candidatos à junta de freguesia de Cabril conseguirão renovar as ideias e a motivação para fazer mais e melhor ao serviço dos Cabrilenses e na defesa da freguesia de CABRIL!


terça-feira, julho 23, 2013

8 anos, 100 mil visitas

Este blog no qual partilho as minhas opiniões, os meus gostos, os livros que recomendo, noticias sobre a minha terra ou assuntos pelos quais me interesso começou em Abril de 2005 como um diário de um estudante recém chegado  à universidade e à cidade e foi evoluindo, como eu, até ao actual formato, pessoal mas de intervenção cívica local.

Hoje, com 8 anos, ultrapassou as 100 mil visitas. Obrigado a todos os que vão tendo a paciência de acompanhar aquilo que publico.

segunda-feira, julho 22, 2013

GNR apreende jiboia-constritora com mais de 1 metro em Castro Daire


Publicado por Daniel Rijo
Julho 21, 2013



CASTRO DAIRE – O Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Viseu, apreendeu, em Castro Daire, a um homem de 27 anos de idade, duas serpentes, uma jiboia-constritora, com dois anos idade e 1,30 metros, e ainda uma serpente do Milho (Panterophis Guttata), com nove anos idade e 1,50 metros.

Estes animais, apesar de estar assegurado o seu bem-estar animal, não possuíam registo obrigatório no ICNF, desconhecendo-se assim a sua origem. Este registo é obrigatório e tem como finalidade o combate ao comércio ilegal destas espécies, sobretudo as ameaçadas de extinção, que representa um dos maiores tráficos a nível Mundial.

As serpentes foram apreendidas, sendo seu detentor nomeado temporariamente fiel depositário até a sua recolha pelos técnicos do ICNF.

A posse deste tipo de animal necessita de um registo. A falta de registo constitui uma contraordenação ambiental grave, punida com uma coima que pode variar entre 12.500€ ou 17.500€.

sexta-feira, julho 19, 2013

Idoso de Vitoreira em estado grave depois de beber água da rede de abastecimento.

Em inícios de Maio de 2010 alertei aqui no meu blog, assim como junto do presidente da junta (e este ao presidente da Câmara) e em várias reuniões da assembleia de freguesia de Cabril sobre o estado degradado das instalações de abastecimento de água em Cabril, assim como para o tratamento irresponsável feito pelos funcionários da Câmara Municipal de Castro Daire.

""Na semana passada, e após terem sido alertadas a Junta de Freguesia de Cabril e por meio desta a Câmara municipal de Castro Daire, para a situação critica (canalização a céu aberto, captação em mau estado e com presença de repteis e anfíbios...) do abastecimento de água a Vitoreira, a solução dada pela Câmara e seus "exacerbados trabalhadores" foi colocar uma grande quantidade de Cloro no deposito, ou naquilo a que chamam deposito. Tornando a mesma água impossível de se beber, intragável.

Pergunto: 

- que competência têm estes “exacerbados trabalhadores” para adicionar compostos químicos a água para consumo humano? 
- é isto solução para o problema?
- se do consumo desta água advier consequências para a saúde de alguém quem se vai responsabilizar por tal?""

in:http://pfigueiredo.blogspot.pt/2010/05/ha-quem-diga-por-ai-59-foi-para-isto.html

Passaram mais de 3 anos e a situação de degradação em Vitoreira foi-se mantendo, assim como o tratamento errado. Enumeras vezes, a recolha de amostras de água para análise foi precedida, no dia anterior, pela descarga de Cloro (lixívia) no depósito, em quantidades tais que durante semanas a água era impossível beber, ao ponto da concentração de cloro na água levar ao levantamento de crostas de cimento das paredes dos depósitos, assim como a morte de todos os répteis e anfíbios (rãs, sanguessugas, minhocas etc) e consequente decomposição nas canalizações de abastecimento e aparecimento nas torneiras de casa.

Recentemente, sem ninguém ser alertado, repetiu-se a mesma situação e houve crianças com diarreias e vómitos, outras situações menos graves, e outra situação de forte gravidade em que um idoso foi internado  no hospital com problemas renais tendo-se vindo a revelar nas análises  que tinha bebido água contamina, estando com diagnostico reservado.

No boletim de analise (ver: http://www.cm-castrodaire.pt/images/stories/downloads/1trim2013/Vitoreira.pdf) pode-se confirmar que a água esta fora do limite legal apenas num parâmetro bactérias coliformes que não são organismos patogénicos para o homem, mas que indicia a presença de dejectos animais no abastecimento. O resolução passa a curto prazo por limpeza e isolamento das canalizações assim como dos depósitos e melhoria da captação para evitar a entrada de animais ou outros contaminantes.

Este é um assunto sério que põe em causa a saúde publica, e em risco a vida de pessoas que pagam por um serviço que se deve reger pelas regras e legislação vigente para a qualidade da água de consumo humano.
Alguém tem de assumir a responsabilidade destes actos, ou da falta de atitude perante o conhecimento da situação.

Certamente ninguém da Câmara Municipal quererá ser responsabilizado por causar dano à saúde de alguém, assim pede-se a rápida resolução do problema.

Há quem diga por ai! 424

"A boda e a baptizado não vás sem ser convidado!"

terça-feira, julho 16, 2013

GNR de Castro Daire detém mulher de 49 anos por posse de gás pimenta


Publicado por Daniel Rijo
Julho 15, 2013

CASTRO DAIRE – No dia 13 de Julho de 2013, em Moledo – Castro Daire, militares do Posto Territorial de Castro Daire, detiveram uma cidadã de 49 anos de idade, por posse de arma ilegal (aerossol “gás pimenta”).

A arguida foi notificada para comparecer no Tribunal Judicial de Castro Daire, no dia de hoje.

quarta-feira, julho 03, 2013

Uma boa iniciativa!

Teatro de Rua pelas aldeias

À semelhança de anos anteriores, o Município de Castro Daire em parceria com o Teatro do Montemuro encontram-se a promover este espetáculo por várias localidades do concelho.
“Que Raio de Mundo” é o novo projeto de rua do Teatro Regional da Serra do Montemuro. Um espetáculo com uma história divertida e emocionante, cheio de surpresas e com uma forte vertente musical.
 Calendarização dos espetáculos:
22 de junho no Mezio (junto à EB1 do Mezio às 21h30)
21 de julho nas Termas do Carvalhal (Parque das merendas às 21h30)
27 de julho em Codeçais de Ermida (junto à Associação do Grupo Desportivo às 21h30)
28 de julho em Mões (recreio do Jardim de Infância às 21h30)
04 de agosto em Castro Daire (Jardim Municipal às 21h30)
 Esta iniciativa visa permitir alargar a oferta cultural nas diversas freguesias do Concelho, com a qualidade e a riqueza artista da Companhia de Teatro Regional da Serra de Montemuro.



in:http://www.cm-castrodaire.pt/

terça-feira, julho 02, 2013

Há quem diga por ai! 419

"O PS Castro Daire faz comunicados em nome da comissão politica concelhia sem ouvir essa mesma comissão!"

Mais uma vez esta liderança do PS Castro Daire exerceu a sua gestão de forma autoritária e sem ouvir os socialistas, os seus militantes, os membros da comissão politica.

Acorda PS!

"Os Verdes" questionam abandono da ETAR das termas do Carvalhal

Castro Daire, 28 jun (Lusa)

  O grupo parlamentar Os Verdes anunciou hoje ter questionado o Governo sobre o “estado de abandono” da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) das Termas do Carvalhal, na freguesia de Mamouros, no concelho de Castro Daire.
Na pergunta que entregou na Assembleia da República, o deputado José Luís Ferreira questiona o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território se “tem conhecimento da situação de abandono da ETAR” e se ela “está dimensionada para a população e para atividades existentes nas Termas do Carvalhal”.
Uma delegação do partido ecologista Os Verdes esteve recentemente no local, tendo constatado “o mau estado da ETAR e a falta de manutenção desta infraestrutura, que se encontra ao abandono há largo tempo”, o que diz ser “percetível observando a maquinaria com parafusos caucionados e enferrujados”.
Baseando-se em depoimentos da população, o partido refere que a ETAR, “localizada a escassos metros do edifício principal das águas termais, nunca esteve efetivamente em funcionamento, tendo como única manutenção a colocação de herbicidas” pela Câmara, para eliminar a vegetação espontânea, o que surte “preocupações acrescidas face à existência de pastoreio na envolvência”.
Na sua opinião, “o funcionamento desta ETAR deveria revestir-se de extrema importância no sentido de tratar os efluentes domésticos, mas também das águas termais, já que aparentemente estão a ser lançadas sem qualquer tipo de tratamento para o curso de água”.
“A ausência de funcionamento desta ETAR, para além de causar danos irreversíveis à fauna e flora, prejudica a qualidade de vida da população residente e dos turistas/aquistas que usufruem das Termas do Carvalhal, um ex-líbris do município de Castro Daire e geradoras de várias atividades económicas”, sublinha.
Para o partido ecologista, esta situação, “além de colocar em causa a saúde pública, é um mau cartão-de-visita para os aquistas das Termas do Carvalhal, sobretudo na época estival, com os cheiros insuportáveis associados às águas residuais que meramente convergem para a ETAR”.
Neste âmbito, quer saber “qual o destino final dado às águas termais após utilização pelos aquistas” e se “têm algum tipo de tratamento antes de serem lançadas para o curso de água”.
“A Câmara Municipal de Castro Daire tem a licença de rejeição de águas residuais, provenientes desta ETAR? Estão previstas obras de reabilitação desta ETAR ou a construção de uma nova infraestrutura?”, questiona ainda.
A agência Lusa tentou, mas em vão, falar com o presidente da Câmara de Castro Daire, Fernando Carneiro.