quinta-feira, março 15, 2018

Pagar para quê?


Vivemos num país que ciclicamente muda o peso do seu estado social. Durante o estado novo tinha um peso reduzido, e o pós 25 de Abril veio trazer um aumento considerável, com conquistas nos mais variados domínios. Na última década assistimos a uma perda progressiva dessas conquistas, que tinham aumentado o peso do estado social.
Resultado de imagem para solidariedade
Paralelamente a isso assistimos desde a Revolução dos Cravos a um aumento generalizado dos impostos sobre o trabalho, por um lado, e a uma progressiva perda de qualidade dos políticos por outro. 

Integrando estes três vetores, diminuição do estado social, aumento de impostos, e políticos cada vez mais fracos, leva a que hoje se “compre gato por lebre”, pagamos algo caro e adulterado.

Políticos cada vez mais fracos, geração pós geração, no PS, Sócrates pior que Ferro Rodrigues, este pior que Guterres, Guterres pior que Mário Soares, no PSD, Passos pior que Ferreira Leite, esta pior que Santana, Santana pior que Durão, Durão pior que Cavaco, Cavaco pior que Sá Carneiro, no CDS, Portas pior que Monteiro, Monteiro pior que Freitas, no PCP, Jerónimo pior que Carvalhas, e este pior que Cunhal, nos Presidentes da República também se tem assistido à mesma progressão.

Devido a líderes políticos fracos, a políticas ainda piores, o país tem perdido capacidade de se desenvolver e desta forma potenciar a capacidade dos portugueses terem rendimentos do trabalho capazes de sustentarem o estado social, e assim, perante a situação da crise passada, a solução encontrada foi sempre o aumento de impostos e corte nos serviços prestados pelo estado aos cidadãos. Já no contexto político atual, e com alguns reajustes favoráveis aos contribuintes, com alguns cortes nos impostos nos rendimentos do trabalho, se tem mantido os serviços sociais do estado num estado de permanente falta de meios, bem visível quer nos serviços de saúde, quer de socorro ou de proteção civil.


Chegamos, por isso, ao ponto em que nos situamos hoje, em que pagamos muito e recebemos pouco. Em que um trabalhador que quanto mais paga de impostos menos beneficia dos serviços sociais. Em que um trabalhador com um salário pouco superior ao salário mínimo tem de contribuir muito, e receber pouco. 
Pagamos para ter acesso à saúde, pagamos para ter acesso à educação, pagamos para termos acesso à justiça, pagamos para circular nas estradas, pagamos portagens, pagamos estacionamento, pagamos, pagamos, pagamos… e depois os respetivos serviços são de qualidade duvidosa, ou mesmo sem capacidade de resposta quando mais são necessários.

Os tais maus políticos fecharam cada vez mais escolas, hospitais, centros de saúde, tribunais, freguesias… Os tais maus políticos não são capazes de manterem um estado que seja capaz de ter operacional um sistema que proteja os cidadãos! Uns faziam cortes, outras fazem cativações!

Toda esta envolvência leva a sociedade a questionar-se sobre a utilidade do estado social, e se vale a pena estar a pagar algo que tem, muitas vezes, qualidade questionável e que muitas vezes custa quase o mesmo que o serviço no privado. Se vale a pena estar a pagar um estado que é incapaz de nos manter em segurança.

Perante interesses económicos e políticos, os líderes políticos, pelo facto serem tão fracos, não têm a coragem nem a capacidade necessária de os enfrentar. Assim como também lhes faltam os mesmos atributos para frontalmente acabarem com a universalidade do estado social, é-lhes mais fácil criar na própria sociedade a opinião de que não vale a pena termos um estado social. 
Conseguem acabar com a solidariedade entre concidadãos e entregam essa sociedade ao capitalismo selvagem, em que cada um se governa por si só.

Assim perante esta tentativa de acabar com estado social, ou de o reduzir a estado assistencialista, através da nossa desistência, há que resistir em cada um de nós à tentação de desistirmos do sonho de uma sociedade solidária.



Sem comentários: