domingo, fevereiro 14, 2010

Centros educativos com investimento de 7 milhões - Castro Daire

Sete milhões é o valor do investimento nos centros educativos de Castro Daire. O anúncio foi ontem feito pelo presidente da autarquia local, Fernando Carneiro. O autarca, que foi eleito pelo PS, fez um balanço dos seus primeiros 100 dias de mandato e prometeu "quatro anos de rigor e transparência".
Destacando a Educação como "prioridade", Fernando Carneiro explicou que vai ser feita uma "reordenação" de toda a rede do 1.º ciclo e ensino pré-primário, frisando que a Carta Educativa do concelho estava "desajustada" da realidade e o parque escolar "degradado".
"Depois de avaliarmos o documento, chegámos à conclusão que a tipologia dos centros educativos não era a mais adequada e, por isso, hoje (ontem) em reunião do executivo camarário já aprovamos, por unanimidade, as alterações", anunciou. Assim, o Centro Educativo de Castro Daire vai ver o número de salas aumentadas em relação ao projecto inicial, o de Parada de Ester vai ser construído num novo edifício, o de Carvalhal também terá mais salas, enquanto que o de Mões terá assegurado o 3.º Ciclo.
O autarca de Castro Daire anunciou ainda que o Orçamento para este ano - de 20 milhões e 500 mil euros - vai incidir essencialmente, além da Educação, na requalificação de vias estruturantes, no saneamento básico, guardando uma parcela para as Termas do Carvalhal.

Parceria público-privada terminou

Sobre este complexo termal, a autarquia lembrou que colocou fim à parceria público-privada que estava protocolada pelo anterior executivo liderado pela social-democrata Eulália Teixeira para a construção de um novo balneário.
O autarca socialista disse que "o negócio" não era "justo", salientando que se fosse para a frente, "ao fim de 30 anos já tínhamos para aí três balneários pagos".
"Vamos ter um balneário novo", garantiu, frisou Fernando Correia.

in:http://www.diarioviseu.pt/10972.htm

8 comentários:

Anónimo disse...

Esperamos que com este dinheiro todo,o actual presidente da Câmara nao se esqueca de compôr ou reconstruir a nossa estrada. Também merecemos um "bocadinho" desse dinheiro.
Por isso, sr. presidente da Junta de Freguesia de Cabril "arregace as mangas" e toca a andar para a Câmara Municipal de Castro Daire a protestar a nossa parcela!
Quanto mais nao seja, diga ao actual Presidente da Câmara que frequentamos o mesmo liceu.Possa ser que com uma "cunha" consigamos aquilo que pretendemos!
Boa Sorte!

Anónimo disse...

E para quando são essas obras? para o segundo mandato? ou para o terceiro? Cabril vai ter algum?

nunofigueiredo disse...

Se bem percebi o PS de Castro Daire vai resolver os problemas em Mões, Parada de Ester e carvalhal.
Pois ...Pois...
Cabril é que coisa!!!!!!

Pedro Figueiredo disse...

Boas!

Se requalificarem a EN 225 já se resolve um dos grandes problemas de Cabril.

nunofigueiredo disse...

Ola Pedro!
Tenho serias duvidas que um dos maiores problemas de Cabril seja o estado da N225.
Que é um problema, é verdade, que há outros bem mais importantes,não tenho duvidas.

Pedro Figueiredo disse...

Ola Nuno!

É verdade que existem vários problemas para Cabril, o estado da EN 225 é um grande problema e uma grande causa de outros problemas.

Por exemplo: se a EN 225 estiver em bom estado será possível chegar a Castro Daire, e vice -versa, em 30 minutos, o mesmo é dizer que se chega aos serviços de educação, saúde, socorro, apoio social, em relativamente pouco tempo, e com um reduzido desgaste comparado com a actualidade.

Mas como é óbvio existem outros problemas em Cabril, comuns a muitas outras freguesias do interior, ou melhor na periferia do interior.
Falta de acesso á cultura, dificuldade de acesso a emprego/trabalho, falta de oportunidades de vida, elevadas distancias até ao hospital mais próximo, desertificação, falta de aposta nos pontos fortes como o turismo, a gastronomia, o rio Paiva.

No entanto, espero, e tenho esperança que os actuais responsáveis políticos regionais e nacionais se lembrem, nos 3 anos em que não existe campanha eleitoral, e resolvam alguns destes problemas.

Mas não sou utópico ao ponto de pensar que se irão resolver todos os problemas, penso sim que temos, nós as pessoas do interior de lutar pela nossa terra pois não serão os bem instalados detentores do poder (no litoral) a lembrarem-se de nós.

Paula Zambujo disse...

Vejo que os meus comentários a este iten perturbaram o sr. Pedro Figueiredo pois optou por não os incluir (é a sensura...). Como não pretendo perturbá-lo mais, despeço-me mas, permita-me, falei com conhecimento de causa. Por esse motivo, aconselho que montem o serviço de inem à porta do centro escolar, pois diarimente vejo a ambulância à porta da escola três ou quatro vezes. Um dia, lembrar-se-á do meu comentário. E os politicos deste país, que hoje apenas pensam em rentabilizar recursos, amanhã serão governados pelas crianças educadas por estes centros escolares e terão saudades das velhas escolinhas.
Bom trabalho, sr. Pedro, e boas estradas em direcção a tudo (nâo em direcção ao nada)!

Pedro Figueiredo disse...

Boa Noite Paula!

Nao entendo bem o que queres dizer.

Eu até actualidade publiquei todos os teus comentarios!

Assim como de todos os outros, á exepeçao de dois anonimos que insultavam pessoas, o 1º ia contra a dignidade pessoal e privacidade do presidente de camara de Castro Daire, e outro que insultava pessoas responsaveis pelos orgaos autarquicos de Cabril.
Estes dois nao me pareceu correcto publica-los pois nada de interesse tinha, assim como estaria a pactuar com esses insultos e ofensas.

Quanto aos teus comentarios, afirmo, todos foram publicados!
E publico-os com todo o gosto.

Aqui, comentas o que estenderes,e se o entenderes, ninguem te pede qualquer condiçao para o fazeres assim como ninguem te pede para o fazeres.

Não tenho qualquer problema em ouvir opiniões difrentes, assim como mesmo difrentes das minhas em nada me incomoda.

Volta sempre, se te apetecer!