2010-06-04
TERESA CARDOSO
«« A Câmara Municipal de Castro Daire (CMCD) não aceita fechar, no próximo ano lectivo, qualquer das 21 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) a funcionar no concelho.
"Não medirei esforços nesse sentido", promete o autarca Fernando Carneiro, numa reacção a notícias que dão conta do encerramento, já no próximo ano lectivo, no concelho de Castro Daire, de todas as escolas do 1º CEB que tenham menos de 20 alunos.
O autarca socialista justifica a posição de força, contrária à avançada pelo Governo, com o facto de a Câmara estar ainda a analisar as candidaturas para a construção dos quatro centros escolares contemplados na Carta Educativa.
"Face a esta realidade, a reestruturação da nova rede escolar do município de Castro Daire será realizada nessa altura, não fazendo sentido operar uma reestruturação por um período de apenas um ano lectivo, quando se prevê a abertura dos centros escolares para 2011/2012", justifica Fernando Carneiro.
O presidente da autarquia afirma ter dado já conhecimento da sua posição, e do executivo que dirige, à responsável pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC).
Castro Daire conta ainda com uma rede pré-escolar que inclui 18 jardins de infância e cinco pólos de itinerância da rede pública. Acrescem, ainda, unidades geridas por instituições particulares de solidariedade social.
Castro Daire, Cinfães, Lamego, S. Pedro do Sul e Vouzela são municípios que poderão, segundo o Sindicato dos Professores da Região Centro, ficar reduzidos à escola da sede do concelho.
in:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Viseu&Concelho=Castro%20Daire&Option=Interior&content_id=1585311
Sem comentários:
Enviar um comentário