quinta-feira, março 07, 2013

"Eu pesco de borla, tu pescas se pagares uns trocos, ele pesca se nos pagar...!"

Não discordo apenas da reserva de pesca de Parada mas de todas as que se criaram no rio Paiva neste âmbito. Pois desta forma em breve todo o rio estará reservado.

Considero esta associação um bom exemplo do dinamismo local e que deve ser elogiado.

No entanto acho que reservaram demasiado troço do rio incluindo mesmo os afluentes como o ribeiro Tenente em que as pessoas de Parada não tinham tradição de pescar, impedindo a população de Cabril, que possui todos os terrenos que circundam as suas margens, de lá pescarem.

Vejam o exemplo da associação do São Macário em Covas do Rio que reservou uma parte da extensão do Ribeiro de Deilão de forma adequada à sua dimensão.

Assim todo contributo positivo que a esta associação prestava à comunidade fica anulada com esta reserva que impede as pessoas de pescarem livremente no rio que circunda as suas aldeias.

Nos tempos que correm em que todos nos lamentamos dos impostos que pagamos, esta associação, vem criar mais uma taxa que torna a pesca no rio apenas uma regalia de uma elite em detrimento do resto da população (Ester, Ribeira de Ester, Sequeiros, Nodar, Parada, Meã, Ameixiosa, Lodeiro, Cabril...).

Isto não é mais que uma discriminação baseada em legislação da década de 50...

Sem comentários: