terça-feira, dezembro 17, 2013

Obras na praia do Foz Cabril

Estão a decorrer as obras na praia do Foz Cabril (praia do Lodeiro para alguns) e sendo esta uma obra importante na freguesia de Cabril e executada em local sensível ao nível dos ecossistemas existentes, e não por acaso em Rede Natura 2000, não tem tido o devido acompanhamento ambiental por parte da Câmara Municipal de Castro Daire.

Começa pelo projecto não contemplar o devido acondicionamento dos esgotos das instalações previstas e por não ter em atenção o nível de subida das águas do rio durante as cheias. Todos os anos invariavelmente serão inundadas as instalações que se estão a construir!

Continua durante a obra, com o abate de 2 sobreiros, espécie protegida, desnecessariamente, com escavações no leito do ribeiro Tenente usando para o efeito a escavadora dentro da água e com a consequente libertação de óleos sintéticos, e mais recentemente, como as fotos comprovam, com a retirada de pedra e terra directamente do leito do rio Paiva, que é transportada para usar nos taludes da própria obra.

Estas acções terão consequências imediatas e de longo prazo nos ecossistemas a jusante do local, afectará fortemente o ecossistema de bivalves, mexilhão de rio, existente abundantemente logo a jusante, entre a praia e Vitoreira, podendo mesmo elimina-los irremediavelmente. Terão também consequência nas espécies de peixe mais sensíveis como a truta e a boga, assim como noutras espécies ribeirinhas como a lontra ou o lagostim de água doce.

Tudo isto podia ser minimizado ou evitado se houvesse o devido acompanhamento da obra e se aplicassem algumas medidas preventivas, tais como manter os sobreiros no projecto, captando a água do ribeiro, afluente do Paiva, antes da área de intervenção e transporta-la para o rio através de tubagens provisórias, e impedir a retirada de quaisquer detritos do leito do rio, usando para os taludes aterro proveniente doutro local.

Esta é uma obra necessária e que trará benefícios para a freguesia e região, no entanto ela só faz sentido se o rio se mantiver conservado e limpo. 





1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida. Quero muito esta obra q é boa para Cabril mas as coisas têm de ser bem feitas. Já não há paciência para estes Humanos...