segunda-feira, outubro 27, 2014

Obras em Cabril 2014.

Este fim de semana tive oportunidade de conferir as obras que estão em andamento em Cabril.
 Pode-se dizer que estão em andamento as obras que mais servem os Cabrilenses, e que permitem um melhor acesso aos serviços básicos. A repavimentação das zonas mais criticas das estradas municipais tem um impacto positivo na vida das pessoas que as  têm de utilizar, quer para trabalhar quer para aceder aos serviços de saúde, educação etc. São das obras mais importantes para Cabril nas ultimas décadas. Quando se completar a repavimentação das estradas desde Sobreda ao Mosteiro, e do Mosteiro a Pereiró e ao Lodeiro, Cabril estará bem servido de vias internas!

Para complementar, estas obras, e as já realizadas anteriormente, como a praia fluvial, a requalificação do centro do Mosteiro, a colocação dos painéis de informação turística e até a iniciativa de promoção agrícola e gastronómica, Cabril D'Agosto, faltarão as vias de ligação externa! Falta a indispensável requalificação da Estrada Nacional 225, estrutura fundamental para permitir condições para que  se possa fixar população na freguesia, e fundamental para se potenciarem as mais valias turísticas disponíveis!
Sem a EN 225 em bom estado, será impossível cativar turistas para visitarem Cabril. Só com uma boa dose de aventura e de pouco amor ao carro se fará a viagem Castro Daire-Cabril, para quem vier do interior do país ou de Espanha,  ou Castelo de Paiva- Cabril, para quem vier da região do Porto ou do aeroporto, ou mesmo Arouca-Cabril para quem vier das regiões mais a Sul.
É louvável a realização destas obras, e das que tenho conhecimento que estão previstas, mas não se pode esquecer, e deixar de levar ao estado central, a necessidade da requalificação da EN225 , e para tal devem as autarquias locais trabalhar em conjunto.

Sem comentários: