quinta-feira, outubro 10, 2013

Ambulância do INEM com base em Arouca servirá também o concelho de Castro Daire

Ambulância do INEM com base em Arouca
 
Uma das equipas técnicas junto ao veículo de emergência
Desde o início do mês que está ao serviço 24 horas por dia, sete dias por semana, e presta socorro também nos concelhos limítrofes | 
 
   Mais fotos
 
Desde as oito da manhã do dia 1 de Outubro que Arouca passou a contar com um novo meio de emergência, uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) em permanência 24 horas por dia.
Este tipo de ambulância é destinada a garantir cuidados de saúde diferenciados, designadamente manobras de reanimação até estar disponível uma equipa de suporte avançado de vida. Este conceito é extensível às situações que poderão evoluir para paragem cárdio-respiratória, caso não sejam imediatamente tomadas as medidas necessárias. A sua tripulação é constituída por um enfermeiro e por um técnico de ambulância de emergência.
Esta ambulância, estacionada no Centro de Saúde de Arouca - Serviço de Urgência Básica, está ao serviço sete dias por semana e estão destacados para este serviço em regime de turnos sete enfermeiros e cinco técnicos de ambulância. "O objectivo desta ambulância é prestar socorro na área de Arouca e nos concelhos à sua volta (Vale de Cambra, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul,
Castro Daire, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira)", avançou Isabel Paiva, enfermeira da nova equipa de Socorro, à reportagem do RODA VIVA.
"Este serviço é uma mais-valia para a população e vai dar-lhe maior tranquilidade. Conseguimos dar um suporte imediato de vida a uma vítima e porque é uma ambulância que tem capacidade de intervir numa situação crítica. Por exemplo, numa paragem cardio-respiratória, temos a capacidade de desfibrilar um paciente e proceder à administração de medicamentos, aliás, essa é a grande diferença em relação a uma ambulância de Suporte Básico de Vida [veículo que os Bombeiros de Arouca já dispõem]", explicou Mariana Ramos, também enfermeira.
Para as pessoas terem acesso à ambulância depois de um sinistro terão que entrar em contacto imediato com o número 112, a chamada 'cai' numa central de polícia que faz a triagem (crime ou saúde). No caso de situação de saúde, a chamada é encaminhada para o Centro de Orientação de Urgentes. Aqui os técnicos operadores de comunicação de emergência, perante o programa informático que têm à sua frente, vão determinar o tipo de socorro. São colocadas algumas questões ao contactante e mediante os critérios de gravidade atribuem a saída de um meio mais indicado - Suporte Básico de Vida, Suporte Imediato de Vida, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VIMER) ou em último caso um helicóptero.
Apesar deste serviço de emergência ser recente, "já temos tido já algum trabalho, nomeadamente nas freguesia de Escariz e Fermedo, e ainda no concelho de Vale de Cambra", revelou Mariana Ramos. JCS 2013-10-10

Este novo meio do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) em Arouca soma-se a outros que também entraram em funções no dia 1 de Outubro. Este organismo na dependência do Ministério da Saúde passou assim a contar com o seguinte efectivo nacional:

56 Ambulâncias de Emergência Médica operadas diretamente pelo INEM
265 Ambulâncias de Socorro sediadas em Corpos de Bombeiros
8 Motociclos
37 Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida
42 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação
5 Helicópteros de Emergência, 2 dos quais utilizados em modelo de partilha com a Autoridade Nacional de Protecção Civil e um outro que, sem equipa médica, permite ao INEM ir aos locais das ocorrências e, se necessário, trazer a vítima com a equipa INEM terrestre para o Hospital de destino
 

Sem comentários: