quarta-feira, abril 22, 2015

BE questiona Governo sobre falta de obras “urgentes” em estrada de Castro Daire

A Estrada Nacional 225 (EN 225), entre Castro Daire, no distrito de Viseu, e Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, tem “vários problemas de pavimento, buracos no alcatrão, locais obstruídos por árvores e locais em que a largura não permite a passagem simultânea de duas viaturas pesadas”, afirma numa ‘pergunta’ ao Governo, através do Ministério da Economia, o BE.
A via está a “necessitar de obras urgentes”, pois “está cada vez mais degradada”, situação que se tem acentuado, com os últimos “invernos rigorosos, como o deste ano”, sustenta o BE na ‘pergunta’ que, subscrita pelos deputados Mariana Mortágua e Pedro Filipe Soares, foi entregue pelo grupo parlamentar do BE na Assembleia da República.
Já em 2011, “em desespero pelo contínuo desprezo demonstrado pelos detentores de cargos públicos, a população de Cabril”, no município de Castro Daire, “boicotou as eleições daquela freguesia, e as freguesias vizinhas em solidariedade optaram também por não votar”, sublinha o documento.
No final de 2014, “os partidos do governo, PSD e CDS, e o PS, no poder na Câmara de Castro Daire, anunciaram obras na EN225 para este ano”, mas “já passaram alguns meses e de obras nem sinal”, alerta o BE.
A EN225 é “a única via passível de ser usada pelas populações” de diversas freguesias dos concelhos de Castelo de Paiva e Arouca (distrito de Aveiro), Castro Daire, Cinfães e São Pedro do Sul (distrito de Viseu), para “acederem aos mais básicos serviços, todos eles a grandes distâncias”, salientam os deputados.
Há localidades, como Viça Viçosa (Arouca) e Cabril (Castro Daire) cujos respetivos centros de saúde estão a cerca de 30 quilómetros de distância, que representam cerca de uma hora de viagem, ou como Souselo e Nespereira (Cinfães), a 100 e 85 quilómetros, respetivamente, do hospital que serve a região (Viseu), que demoram cerca de três horas a percorrer, refere um quadro com as distâncias de 12 localidades a serviços de saúde e educação, integrado na mesma ‘pergunta’ dirigida ao Governo pelos deputados do BE.
A EN225 é “a única alternativa à EN321” (ligação entre Castro Daire e Cinfães, pelo “cume da serra do Montemuro, com altitudes superiores a 1.350 metros”), que com alguma frequência é encerrada “devido à queda de neve”, adverte o BE.
Além disso, “sendo requalificada”, a EN225 “poderia ser o ponto de viragem neste ciclo de abandono e perda de população, podendo potenciar o setor da agroflorestal e permitir o desenvolvimento turístico, baseado no rio Paiva e na serra do Montemuro”, concluem os deputados bloquistas.

Sem comentários: