sábado, abril 18, 2015

Pergunta ao Governo sobre a Estrada Nacional 225






REQUERIMENTO             Número      /XII (     .ª)
PERGUNTA                         Número      /XII (     .ª)

Assunto: EN225 a necessitar de obras urgentes

Destinatário: Ministério da Economia


Exma. Senhora Presidente da Assembleia da República

No final do ano passado os partidos do governo, PSD e CDS, e o PS no poder na Câmara de Castro Daire, anunciaram obras na EN 225 para este ano de 2015.
O PSD local chegou mesmo a distribuir um comunicado à população em algumas freguesias do vale do Paiva, defendendo que o PS prometia e eles, PSD, faziam. O PS e o executivo camarário em Castro Daire anunciaram a obra, atribuindo o mérito da mesma ao seu trabalho dos últimos anos.
O problema é que já passaram alguns meses e de obras nem sinal. A população que tem de circular naquela via, farta de promessas, continua sem nada ver de concreto.
A estrada tem vários problemas de pavimento, buracos no alcatrão, locais obstruídos por árvores, e locais em que a largura não permite a passagem simultânea de duas viaturas pesadas. E está cada vez mais degradada, que se acentua em invernos rigorosos como o deste ano.
No ano de 2011, em desespero pelo contínuo desprezo demonstrado pelos detentores de cargos públicos, a população de Cabril, Castro Daire, boicotou as eleições daquela freguesia, e as freguesias vizinhas em solidariedade optaram também por não votar.
Perante a ausência de respostas, a população fala em repetir o boicote nas freguesias servidas por esta estrada, desde Castelo de Paiva a Castro Daire, incluindo freguesias dos concelhos de Castelo de Paiva e Arouca, distrito de Aveiro, dos concelhos de Cinfães, Castro Daire e São Pedro do Sul, distrito de Viseu. Sendo esta a única via passível de ser usada pelas populações destas freguesias para acederem aos mais básicos serviços, todos eles a grandes distâncias.
Estas populações para obterem serviços de saúde têm de recorrer ao Hospital de Viseu, localizado a muitos quilómetros, em que o estado da via acentua fortemente o tempo de chegada, quer do socorro, quer do tempo de retorno ao hospital.
As escolas encontram-se também a mais de 30 quilómetros de distância e em alguns casos a mais de 90 minutos. Implicando a permanência das crianças fora de casa mais de 12 horas por dia.
A justiça, dada a nova reforma de encerramentos de tribunais, está a mais de 70 quilómetros de muitas localidades, obrigando a grandes deslocações, acentuadas mais uma vez pelo péssimo estado da estrada.
Acresce às questões anteriores, e acentua a sua problemática, o facto desta via ser a única alternativa à EN 321, estrada que liga Castro Daire a Cinfães pelo cume da serra do Montemuro, com altitudes superiores a 1350 metros, que em inúmeras ocasiões é encerrada devido à queda de neve, assim como a tipologia socioeconómica e etária da população, cada vez mais envelhecida. A dificuldade de circulação é um importante fator de perda demográfica.

Distrito
Concelho
Freguesia
Centro de saúde
Hospital
Escola
Tempo (min)
Distância (Km)
Tempo (min)
Distância (Km)
Tempo (min)
Distância (Km)
Aveiro
Castelo de Paiva
Travanca
-
-
-
-
-
-
Bairros
-
-
-
-
-
-
Arouca
Vila Viçosa
60
30
90
60
60
30
Alvarenga
40
20
90
50
40
20
Viseu
Cinfães
Nespereira
30
20
180
85
30
20
Souselo
30
20
190
105
30
20
Castro Daire
Cabril
50
32
110
77
90
32
Parada de Ester
40
25
100
65
75
25
Ester
30
20
90
60
60
20
Pinheiro
25
15
85
55
40
15
Ermida
15
10
70
50
30
10
Castro Daire
10
10
60
40
15
10
Tabela: Estimativa de distâncias e tempos de chegada aos serviços públicos nas várias freguesias do Vale do Paiva.
A estrada sendo requalificada poderia ser o ponto de viragem neste ciclo de abandono e perda de população, podendo potenciar o setor da agroflorestal e permitir o desenvolvimento turístico, baseado no rio Paiva e na serra do Montemuro.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Economia, as seguintes perguntas:
1.      Tem o ME conhecimento desta situação?
2.      Tem o Ministério prevista a realização destas obras na EN 225?
3.      Para quando se preveem as tão necessárias obras de manutenção?

Palácio de São Bento, 9 de abril de 2015.

A deputada e o deputado
                                                              Mariana Mortágua e Pedro Filipe Soares

Sem comentários: