segunda-feira, junho 25, 2012

Por entre apupos e aplausos, Cavaco Silva garantiu empenho contra a crise


O Presidente da República foi hoje recebido  por entre aplausos e apupos de dezenas de pessoas que o aguardavam em Castro  Daire para inaugurar o novo Parque Urbano da vila, que custou 833 mil euros.








Na chegada de Cavaco Silva ao recinto prestes a ser inaugurado, dezenas  de manifestantes apuparam o Chefe de Estado dos dois lados do Parque Urbano,  enquanto os aplausos chegaram dos populares concentrados no interior do  novo espaço urbano de Castro Daire, onde funcionará a feira quinzenal do  concelho.
Contra o encerramento dos serviços no concelho, com cartazes a exigir  que seja impedido o encerramento do tribunal, um dos nove previstos para  encerrar no distrito de Viseu, estavam, de um lado do recinto, cerca de  meia centena de pessoas, e contra as portagens, e o encerramento dos serviços  de saúde e também do tribunal, outras tantas. 
No meio dos cidadãos que protestavam estava um burro com um cartaz no  dorso que dizia "vamos andar de cavalo para burro". 
Assim que Cavaco Silva desceu da viatura que o transportou de Guimarães,  onde esteve hoje de manhã, dezenas de populares aproveitaram os assobios  e os apupos para se intrometerem no "barulho" com aplausos ao Presidente  da República.  
Já no palco, de onde discursou para várias centenas de pessoas, e depois  de ouvir um coro de crianças cantar como é "fácil amar" Castro Daire, e  de onde ouviu o presidente da autarquia, o socialista Fernando Carneiro,  a reafirmar a sua "firme oposição" ao fecho do tribunal e o consequente  êxodo populacional do concelho, Cavaco Silva fez questão de recordar que  as dificuldades próprias de uma crise não podem ser "para sempre". 
"Os desequilíbrios financeiros que um país enfrenta, são, por natureza,  limitados no tempo e as medidas mais gravosas para enfrentar esses desequilíbrios,  são, por definição, temporários", disse Cavaco Silva às centenas de pessoas  que o ouviam no espaço e aos que protestavam nas imediações.  
E disse ainda: "Conseguindo vencer as dificuldades que enfrentamos hoje,  perante as instituições internacionais, recuperando a nossa independência  financeira em relação ao exterior, nós queremos todos reencontrar uma trajetória  de aproximação ao desenvolvimento económico e social da Europa de que fazemos  parte". O povo gostou. 
E gostou também, demonstrando-o com aplausos, de ouvir Cavaco dizer  que nesse esforço estará todo o seu empenho, toda a sua ambição, e não tendo  a mínima dúvida que as gentes de Castro Daire o acompanham "nesse empenho  e nessa ambição". 
"Aí estará todo o meu empenho, toda a minha ambição, e não tenho a mínima  dúvida que as gentes de Castro Daire me acompanham nesse empenho e nessa  ambição", prometeu. 
Cavaco Silva esteve cerca de uma hora em Castro Daire, onde falou com  vários populares, ignorando os protestos, e onde inaugurou o novo recinto  urbano da terra, que custou 833 mil euros, 85 por cento dos quais financiados  pelo FEDER. 
Lusa

Sem comentários: