sexta-feira, março 27, 2015

Futuro local de abastecimento para os bombeiros - Pereiró, Cabril

Em 2005 arderam várias casas na aldeia de Pereiró devido a um incêndio florestal de grandes dimensões, que por falta de acessos, e por falta de abastecimento de água para os auto-tanques combaterem as chamas. Passaram quase 10 anos e as condições da floresta e dos terrenos envolventes da aldeia estão agora ainda mais propicias a ocorrer a mesma catástrofe.

Os acessos, os caminhos e a estrada de acesso a Pereiró melhoraram, com a construção do estradão desde a aldeia até ao limite do concelho, do lado poente, da melhoria das ruas na aldeia, e da pavimentação da estrada desde o Murouçal até à aldeia permitindo o acesso a carros de maiores dimensões.
Ficava assim a faltar uma forma de abastecimento dos carros de combate em tempo útil e de forma eficaz, coisa difícil sendo feita a partir de camião cisterna vindo de Castro Daire, como habitualmente. Sabendo-se que os carros de combate de maiores dimensões não passam em Vitoreira, impedindo desta forma o acesso por este lado, urgia criar um ponto de abastecimento entre Pereiró e Vitoreira. Sendo que a estrada que liga as duas aldeias passa junto ao rio, fonte inesgotável de água, no Averdoso, era aí o local indicado para se criar um ponto de abastecimento.


Desde que assumi funções na assembleia de freguesia  de Cabril que venho alertar para esta questão a junta de freguesia, sendo que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" no final do anterior mandato consegui convencer o presidente da junta, Prof. Zeca.
Este por sua vez, conseguiu convencer da necessidade, descrita acima, a Câmara Municipal de Castro Daire, que procedeu à aquisição do terreno. Recentemente, depois de tratadas as formalidades legais começou a limpeza do terreno.
Este terreno tem outras potencialidades tais como a possibilidade de alargamento da estrada Pereiró-Vitoreira num ponto actualmente apertado, a criação de um parque de lazer junto ao rio, etc.


É um investimento de futuro, que a seu tempo, e quando menos se esperar terá a sua utilidade. Apesar de se esperar que nunca venha a ser usado para o combate aos incêndios. 

Espera-se ainda que se continue a intervenção no terreno para permitir o acesso fácil à água já no próximo verão. Ninguém entenderia que depois do investimento feito, os incêndios chegassem primeiro.






2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Pedro!

Quero dar-te os parabéns por manteres essa luta viva durante os últimos anos na assembleia. Eu presenciei quase todas essas vezes. Nota-se a paixão com que defendes as tuas ideias que achas que são positivas para a tua terra.

Como vês se juntares as tuas ideias a quem as pode concretizar é possível construir coisas positivas.
Junta-te mais vezes a quem pode fazer mesmo que essas pessoas tenham divergências politicas contigo.

Até à próxima.

Pedro Figueiredo disse...

Obrigado! Até a próxima.