domingo, junho 05, 2011

Abelhas, cola e cadeado em boicote às eleições

Três freguesias dos concelhos de Alijó, Tondela e Castro Daire boicotaram a abertura das mesas de voto em protestos contra a falta de médicos, o fecho de um centro de saúde e de uma escola e a ausência de obras na Estrada Nacional 225. Um cadeado foi colocado numa porta de acesso a uma mesa de voto, mas também cola e abelhas foram usados para impedir a votação.


As mesas de voto não abriram em três freguesias (Pedro Cunha/arquivo)

A fechadura da porta da escola primária de Lajeosa do Dão, concelho de Tondela, encontrava-se inutilizada esta manhã depois de ter sido selada com cola. Esta foi a forma encontrada pela população local para protestar contra a falta de médicos na extensão do centro de saúde na freguesia. Para os perto de 2500 utentes, existem apenas 500 que têm médico.

Segundo a Lusa, às 08h de hoje, hora da abertura das urnas em Portugal continental, perto de 500 pessoas reforçavam este protesto com a sua presença à porta da escola primária. De acordo com o líder do movimento de protesto, Celso Videira, “se tudo correr bem, não haverá votação”. Nos últimos dias, foram colocadas cartas nas caixas de correio de cada habitante da freguesia a apelar para não votarem.

O presidente da Junta de Freguesia de Lajeosa do Dão, António Pereira, que não está ligado ao protesto, disse à agência Lusa que o governo civil e a GNR “já foram informados da situação”.

António Pereira explicou também que os elementos da mesa de voto vão estar no local até às 11h, mas que, caso a situação não se resolva, serão accionados os mecanismos legais para que o acto eleitoral seja repetido daqui a uma semana.

Abelhas em Cabril

Na freguesia de Cabril, concelho de Castro Daire, a manhã foi também marcada pelo boicote às legislativas. À entrada da sala de voto foram colocados cartazes onde se pode ler “EN225” e “não ao voto” e o acesso à mesa de voto foi tapada, tendo sido colocadas abelhas no interior das instalações.

“Esta foi a forma encontrada para demonstrar o nosso desagrado pelo mau estado em que se encontra a EN 225”, explicou o porta-voz da Comissão de Utentes da Estrada Nacional 225, Fernando Silva, à Lusa.

A comissão exige a realização de obras de beneficiação em 70 quilómetros da via, entre Castelo de Paiva e Castro Daire. Além do mau estado do piso, Fernando Silva afirma que a estrada em causa foi concebida há cerca de 50 anos, tendo sido traçada com muitos erros que devem ser corrigidos.

Cadeado contra fecho de escola

Em Castedo, concelho de Alijó, a votação também registou incidentes. Às 08h, a porta da junta de freguesia encontrava-se fechada a cadeado em protesto contra o fim da escola e da extensão de saúde. “Isto estava com um cadeado, já demos conhecimento à Câmara e ao Governo Civil, mas estamos a tratar disso e a mesa vai abrir. Falta só a constituição (dos elementos) da mesa”, explicou Marco Rodrigues, presidente da justa de freguesia, que se mostrou solidário com a população. Segundo o autarca, alguns dos elementos que compõem a mesa de voto desistiram de esperar a abertura das urnas, com receio de represálias da população.
“A abstenção é forma mais indicada para reivindicarmos os nossos direitos no dia de hoje”, afirmou Marco Rodrigues, que lamentou o fim da “escola primária no final deste ano lectivo”.

Por isso, embora prometa “fazer tudo” para que o escrutínio “decorra como previsto”, Marco Rodrigues diz que não vai votar, em solidariedade para com a população.

in:http://www.publico.pt/Política/abelhas-cola-e-cadeado-em-boicote-as-eleicoes_1497550#

Sem comentários: