quarta-feira, junho 01, 2011

Eleições/Castro Daire: Comissão de Utentes da EN 225 apela à população para não votar no próximo dia 05

Viseu, 01 jun (Lusa) -- A Comissão de Utentes da Estrada Nacional 225 está a apelar à população de duas freguesias do concelho de Castro Daire para não votar nas próximas eleições legislativas, em sinal de protesto pelo mau estado do troço.
Viseu, 01 jun (Lusa) -- A Comissão de Utentes da Estrada Nacional 225 está a apelar à população de duas freguesias do concelho de Castro Daire para não votar nas próximas eleições legislativas, em sinal de protesto pelo mau estado do troço.


O porta-voz da Comissão de Utentes da Estrada Nacional 225, Fernando Silva, explicou à agência Lusa que foi feito um apelo aos habitantes das freguesias de Cabril e Parada Ester, concelho de Castro Daire, no sentido de não irem votar no próximo domingo.

"Estamos a apelar à população para não votar nas próximas legislativas. Esta foi a forma encontrada para demonstrar o nosso desagrado pelo mau estado em que se encontra a EN 225", explicou.

A Comissão de Utentes da Estrada Nacional 225 pretende que sejam feitas obras de beneficiação em 70 quilómetros desta via, entre Castelo de Paiva e Castro Daire. Fernando Silva refere que a estrada em causa foi concebida há cerca de 50 anos, tendo sido traçada com muitos erros que devem ser corrigidos.

"Foi feita com imensas curvas, que hoje são muito fáceis de tirar. O piso está em péssimas condições e também deve ser melhorado", acrescenta.

Por isso, defende que "deve ser construída uma ponte com cerca de 25 metros em Eiriz, que viria encurtar a distância e eliminar um troço muito estreito".

O porta-voz da Comissão de Utentes sublinha que se trata de uma via "da qual depende diariamente crianças para irem para a escola e pessoas que seguem para os seus trabalhos em Castro Daire".

A EN 225 segue depois até Vila Nova de Paiva "com um piso em condições", por isso pretende "um troço pelo menos assim".

Recordou ainda que, em 1998, os presidentes de câmara do Alto Paiva - Castro Daire, Cinfães, Tarouca e Castelo de Paiva -- "enviaram uma carta ao ministro de então a solicitar obras nesta estrada, mas nada foi feito".

De acordo com o porta-voz da comissão, "o atual presidente da Câmara de Castro Daire tem tentado solucionar o problema", no entanto, "nada pode fazer pois as obras têm de ser nacionais".

Contactada pela Agência Lusa, a Estradas de Portugal(EP) informou que está em curso a redefinição da estratégia de conservação da rede viária da sua concessão.

"No âmbito dos Contratos de Conservação Corrente em vigor, serão executadas várias intervenções na rede viária a cargo desta empresa, onde se inclui a EN 225", avançou.

Segundo a EP, estas intervenções "consistem na conservação e reparação de pavimentos, bermas e valetas, passeios, nós, intersecções, ilhéus e separadores, na conservação de taludes e da rede de vedação e ainda na manutenção de obras de arte, actividades ambientais e de segurança".

Os contratos têm um valor aproximado de "18 milhões de euros nos distritos de Aveiro e Viseu, para o triénio 2010-2013".

CMM.

Lusa/Fim

in:http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2011/06/01/eleicoescastro-daire-comissao-de-utentes-da-en-225-apela-a-populacao-para-nao-votar-no-proximo-dia-05

2 comentários:

HR disse...

Não votar sou contra... Mas podem votar em branco. É diferente entre não votar e votar em branco!

Pedro Figueiredo disse...

Não sou apologista do não votar!
Mas neste caso é justificado! E espero poder votar no domingo seguinte!