sábado, junho 04, 2011

Freguesias portuguesas preparam-se para boicotar eleições

Caso as suas reivindicações não sejam resolvidas, nomeadamente a falta de médicos e o mau estado das estradas, quatro freguesias portuguesas ameaçam boicotar as eleições legislativas,


Fernando Silva, porta-voz Comissão de Utentes da Estrada Nacional 225 das freguesias de Cabril e Parada de Ester, em Castro Daire, afirma que “esta foi a forma encontrada para demonstrar o nosso desagrado pelo mau estado em que se encontra a EN 225”.

Os manifestantes pretendem assim que sejam feitas obras de beneficiação em 70 quilómetros desta via, entre Castelo de Paiva e Castro Daire. Fernando Silva relembra ainda que a estrada foi construída há 50 anos, com muitos erros que devem ser corrigidos.

Já Celso Videira, porta-voz da comissão de utentes da Lajeosa do Dão, em Tondela, explicou à agência Lusa que “actualmente apenas 500 utentes têm médico de família. Os outros dois mil utentes estão sem médico”.

A comissão distribuiu mesmo cartas pelas caixas de correio dos habitantes, apelando à abstenção no próximo domingo. Hoje, vão percorrer a freguesia com um altifalante, com a mensagem “Queremos médicos para a Lajeosa, não votamos”.

A população de quatro aldeias da freguesia de Ermelo, Mondim de Basto aponta ainda como causa do seu boicote a necessidade de uma estrada de ligação a Vila Real, reivindicada há quase 20 anos. Mário Carvalho, morador do local, explica que esses 800 metros de estrada são em “terra batida e buracos” quase intransponíveis mesmo por veículos todo o terreno.

E adianta que uma viagem que poderia demorar “poucos minutos” é feita por mais de 13 quilómetros pela estrada da Serra do Alvão.
Nas últimas eleições legislativas, realizadas em 2009, não houve qualquer situação de boicote. Contudo, nas eleições presidenciais, em Janeiro deste ano, esta situação foi registada entre as populações de Serpins, na Lousã, de Muro, na Trofa, pela suspensão das obras do Metro Mondego.

Vila Nova de Monsarros, na Anadia, decidiu também boicotar as eleições do chefe de Estado, em protesto contra o fecho parcial da extensão de saúde local.

in:http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/freguesias-portuguesas-preparamse-para-boicotar-eleicoes_1497396

Sem comentários: