quinta-feira, junho 09, 2011

Eleições/Viseu: Governadora civil decidiu não repetir o ato em Cabril e Lajeosa do Dão

Viseu, 08 jun (Lusa) -- A governadora civil de Viseu, Mónica Costa, decidiu hoje não marcar novo ato eleitoral para as freguesias de Cabril (Castro Daire) e Lajeosa do Dão (Tondela), porque o resultado seria indiferente para a distribuição dos mandatos.

Em declarações à agência Lusa, a governadora civil justificou a decisão com o artigo 90 da Lei Eleitoral para a Assembleia da República, segundo o qual "só haverá lugar à marcação de eleições se estiver em causa a atribuição dos mandatos".

A governadora explicou que, "ainda que num cenário meramente hipotético" e não considerando a habitual abstenção, os 2512 inscritos naquelas duas freguesias do distrito de Viseu votassem todos no mesmo partido "a atribuição dos mandatos seria exatamente a mesma" para PSD, PS e CDS/PP.

"Determina a lei que nessas situações, se for indiferente para a atribuição de mandatos, não será marcado novo ato eleitoral. Portanto, não irei marcar eleições nem para Cabril, nem para Lajeosa", frisou.

No domingo, o PSD recuperou o quinto deputado que tinha perdido em 2005 para o PS em Viseu. O PS elegeu três mandatos e o CDS/PP manteve um.

A decisão da governadora civil só foi tomada hoje uma vez que se baseou nos números da assembleia-geral de apuramento.

Isto porque Mónica Costa pediu um esclarecimento à Direcção Geral de Administração Interna (DGAI) sobre se podia "exarar despacho de acordo com os dados do escrutínio provisório ou se teria de aguardar pela assembleia-geral de apuramento", que tem como uma das suas competências validar, ou não, os votos nulos (cerca de três mil no distrito de Viseu).

"Entendeu a DGAI que valeria a pena esperar pela decisão da assembleia-geral de apuramento, que terminou os seus trabalhos hoje", acrescentou.
Em Cabril, no concelho de Castro Daire, os habitantes colocaram estrados de palco e caixotes do lixo nas entradas do salão da junta de freguesia e um enxame de abelhas no interior, impedindo assim os eleitores de votar, em protesto pelo mau estado da Estrada Nacional 225.
Já em Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, a fechadura da porta de entrada da escola primária, onde estava a mesa de voto, foi encontrada selada com cola em protesto contra a falta de médicos na freguesia.

AMF

Lusa/fim

in:http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/12658995.html

1 comentário:

Lágrima d'Ouro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.